Campo Grande terá oito candidatos disputando a prefeitura nas eleições de 2024. Esses nomes foram confirmados durante as convenções partidárias, encerradas na segunda-feira (5). O registro oficial junto à Justiça Eleitoral deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista dos candidatos em ordem alfabética:
- Adriane Lopes (PP)
Adriane Lopes nasceu em Grandes Rios (PR) e mudou-se para Campo Grande ainda criança. É formada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com formação adicional em Teologia e pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades. Antes de entrar na política, trabalhou na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e desenvolveu diversos projetos sociais. Em 2017, foi eleita vice-prefeita de Campo Grande e, em abril de 2022, tornou-se a primeira mulher a assumir a prefeitura da cidade. Adriane é casada com o deputado estadual Lídio Lopes e mãe de dois filhos. Filiada ao Partido Progressistas, é conservadora, evangélica e acredita na força do trabalho e nas oportunidades.
- Beto Figueiró (NOVO)
Beto Figueiró é professor universitário, empreendedor do setor imobiliário e produtor rural. Casado há 30 anos com Caroline Abreu Figueiró, é pai de família e cristão. Foi candidato a vice-governador em 2022 e pretende trazer mais eficiência e ética à gestão de Campo Grande, com foco em uma cidade dinâmica e empreendedora.
- Beto Pereira (PSDB)
Humberto Rezende Pereira, conhecido como Beto Pereira, é deputado federal por Mato Grosso do Sul. Natural de Campo Grande, é bacharel em direito e empresário. Foi prefeito de Terenos por dois mandatos e presidiu a Associação Sul-Mato-Grossense de Municípios (Assomasul). Em 2014, foi eleito deputado estadual e, em 2018, deputado federal. Reeleito em 2022, atualmente, é membro da mesa diretora da Câmara dos Deputados e presidente do diretório municipal do PSDB de Campo Grande.
- Camila Jara (PT)
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Jara tem um forte histórico de militância em movimentos estudantis e feministas. Em 2022, foi eleita deputada federal, sendo a única mulher da bancada de Mato Grosso do Sul. Já foi vereadora em Campo Grande, onde conseguiu a aprovação de projetos como o Programa de Dignidade Menstrual. Suas principais bandeiras incluem a defesa dos direitos das mulheres, minorias e causas ambientais.
- Jorge Batista (PCO)
Jorge Batista é comerciante e já foi candidato a senador pelo PSOL em 2010 e a deputado estadual pelo PTN em 2014, mas não foi eleito em nenhuma das ocasiões. Agora, ele é o candidato do PCO à prefeitura de Campo Grande.
- Luso Queiroz (PSOL)
Lucas Gabriel de Sousa Queiroz Batista, conhecido como Luso Queiroz, nasceu em Campo Grande e é politólogo, analista político, militante da Frente de Lutas Populares e comerciante. Iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista, foi dirigente estadual da UBES e também é militante ambientalista.
- Rose Modesto (União)
Rosiane Modesto de Oliveira, mais conhecida como Rose Modesto, é professora e gestora política, formada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Ex-vice-governadora de Mato Grosso do Sul e deputada federal, Rose foi eleita vereadora de Campo Grande em 2008 e reeleita em 2012. Em 2018, foi eleita deputada federal com a maior votação proporcional. Recentemente, deixou o cargo de Superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste para se dedicar à candidatura à prefeitura de Campo Grande.
- Ubirajara Martins (DC)
Ubirajara Borges Martins, natural de Bento Gonçalves (RS), é advogado com mais de 30 anos de experiência nas áreas cível e trabalhista. Atuante em diversas disputas eleitorais, já concorreu a cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.
Esses candidatos ainda aguardam a oficialização de suas candidaturas pela Justiça Eleitoral, que deve ocorrer após o registro até 15 de agosto.