Com o encerramento do período destinado às convenções partidárias na última segunda-feira (5), os partidos definiram os nomes que disputarão a prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2024. Abaixo, confira os candidatos em ordem alfabética, conforme o nome na urna.
As candidaturas ainda dependem de aprovação pela Justiça Eleitoral. De acordo com o calendário eleitoral, o pedido de registro deve ser feito até 15 de agosto para que os candidatos sejam oficialmente reconhecidos.
- Arthur Henrique (MDB) – 15
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou a candidatura de Arthur Henrique, atual prefeito de Boa Vista, que busca a reeleição. O anúncio foi feito durante uma convenção realizada em 1º de agosto.
Arthur Henrique, de 42 anos, nasceu em Boa Vista (RR), é casado com Nathália Cortez, secretária municipal de Gestão Social, e pai de quatro filhas. Ele foi eleito prefeito em 2020 com 116.792 votos, representando 85,36% do total. Embora tenha estudado Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP), não concluiu o curso. Sua carreira foi construída em duas multinacionais do setor de tecnologia. Ingressou na política em 2017 como vice-prefeito de Teresa Surita (MDB) e, antes disso, foi secretário extraordinário de Inclusão Digital e titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
- Lincoln Freire (PSOL) – 50
A federação PSOL-Rede Sustentabilidade confirmou a candidatura de Lincoln Freire para a prefeitura de Boa Vista em 2024. O anúncio foi feito em 20 de julho, durante uma convenção.
Lincoln Freire, natural de Crateús (CE), tem 51 anos, é dentista formado pela Universidade Estadual da Paraíba e pós-graduado em ortodontia pela Associação Brasileira de Odontologia. Além de sua profissão, é escritor, ativista socioambiental, católico, casado e pai de uma filha.
- Mauro Nakashima (PV) – 43
A federação formada por PT, PV e PCdoB oficializou a candidatura de Mauro Nakashima, arquiteto, para prefeito de Boa Vista. A convenção que confirmou seu nome ocorreu em 2 de agosto.
Mauro Nakashima de Melo, de 42 anos, nasceu em São Paulo, mas foi criado em Boa Vista desde os três meses de idade. É arquiteto com especialização em projetos de comunidades planejadas e desenvolvimento imobiliário. Formado pela Universidade de Brasília (UnB), possui um MBA em Gestão Estratégica de Empresas e estudou em Sydney, na Austrália, em 2008. Sua trajetória inclui atuações tanto no setor público quanto privado, com passagens pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas do Acre, Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, e outras instituições.
- Nicoletti (União Brasil) – 44
O União Brasil oficializou a candidatura do deputado federal Nicoletti à prefeitura de Boa Vista, após uma convenção realizada em 3 de agosto. A escolha foi feita em uma disputa interna com a deputada estadual Catarina Guerra, onde Nicoletti venceu por 11 votos a seis.
Antonio Carlos Nicoletti, de 43 anos, é formado em direito pela Universidade Federal de Roraima. Sua carreira no serviço público começou no Exército, em 2001, e em 2015, ingressou na Polícia Rodoviária Federal, onde se destacou como presidente do sindicato da categoria em Roraima. Ele foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2018 e reeleito em 2022. Já concorreu à prefeitura de Boa Vista em 2020, mas não foi eleito.
Esses candidatos ainda aguardam a confirmação oficial pela Justiça Eleitoral, após o registro até 15 de agosto. A partir de 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral, e o horário eleitoral gratuito será exibido a partir de 30 de agosto.