Com o término do prazo para convenções e escolha dos candidatos na segunda-feira (5), Belém oficializou nove candidaturas à prefeitura para as eleições de outubro deste ano.
Agora, partidos, coligações e federações têm até 15 de agosto para registrar oficialmente suas chapas junto à Justiça Eleitoral. Esse registro é crucial para que as autoridades possam verificar se os candidatos cumprem todos os requisitos legais ou se existem motivos que possam torná-los inelegíveis.
A seguir, veja a lista dos pré-candidatos à Prefeitura de Belém, em ordem alfabética:
- Eder Mauro (PL): Deputado federal em seu terceiro mandato, Eder Mauro é formado em direito e atuou como delegado em Belém por três décadas. Já concorreu à prefeitura da capital em 2016 pelo PSD. Sua candidatura foi confirmada pelo PL em uma convenção no bairro da Pedreira no dia 24 de julho.
- Edmilson Rodrigues (PSOL): Atual prefeito de Belém, Edmilson é arquiteto e urbanista, com especializações em áreas amazônicas. Já exerceu dois mandatos como prefeito pelo PT e também foi deputado estadual e federal. A Federação PSOL-Rede oficializou sua candidatura à reeleição no dia 3 de agosto no Guamá.
- Everaldo Eguchi (PRTB): Com 61 anos, Eguchi é licenciado da Polícia Federal e tem formação em direito e economia. Ele já disputou as eleições para deputado federal e a prefeitura de Belém em 2020, chegando ao segundo turno. Sua candidatura foi oficializada pelo PRTB em São Brás no dia 5 de agosto.
- Igor Normando (MDB): Ex-secretário de Estratégia de Articulação e Cidadania do Pará, Igor é defensor da causa animal e foi vereador por dois mandatos, além de deputado estadual. Filiou-se ao MDB em março de 2024 e teve sua candidatura confirmada em 3 de agosto na arena Guilherme Paraense.
- Ítalo Abati (Novo): Professor de direito constitucional e ambiental, Ítalo leciona na Escola de Governança do Pará. Candidatou-se a vereador em 2020, mas não foi eleito. Sua candidatura a prefeito foi oficializada pelo Novo em 30 de julho, em convenção no bairro do Marco.
- Jefferson Lima (Podemos): Empresário, radialista e apresentador, Jefferson já concorreu em diversas eleições, incluindo a prefeitura de Belém e o Senado. Sua candidatura a prefeito foi confirmada pelo Podemos em 1º de agosto no bairro da Pedreira.
- Raquel Brício (Unidade Popular): Com 32 anos, Raquel é formada em Gestão de Recursos Humanos e está cursando direito na UFPA. Atua como guarda portuária federal e é coordenadora nacional do Movimento Luta de Classes. Sua candidatura foi oficializada em 2 de agosto no bairro do Marco.
- Thiago Araújo (Republicanos): Deputado estadual em seu terceiro mandato, Thiago também já foi vereador de Belém. Preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Pará. Sua candidatura foi oficializada pelo Republicanos em 1º de agosto no Guamá.
- Wellingta Macêdo (PSTU): Jornalista, atriz e ativista, Wellingta é uma das líderes do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe. Já concorreu a vereadora em 2016 e a deputada federal em 2022. Sua candidatura foi confirmada em 2 de agosto em São Brás.
Essas candidaturas devem ser formalizadas até 15 de agosto, data limite para o registro na Justiça Eleitoral. A partir de 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral, e o horário eleitoral gratuito na TV e no rádio será exibido a partir de 30 de agosto.